Gripe: Dia D será realizado neste sábado (17) em Montes Claros
16/05/2025
(Foto: Reprodução) Segundo o município, as doses serão aplicadas em 27 salas de vacinação. Podem ser vacinadas todas as pessoas acima de seis anos. Dia D será realizado amanhã em Montes Claros e expectativa é vacinar 25 mil pessoas
O Dia D de vacinação contra a gripe será realizado em Montes Claros neste sábado (17). Nesta semana, a Prefeitura de Montes Claros decretou situação de emergência em saúde pública por conta das doenças infecciosas virais e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Segundo o município, as doses serão aplicadas em 27 salas de vacinação (veja o horário abaixo). Podem ser vacinadas todas as pessoas acima de seis anos.
💉Área urbana: 8h às 17h
💉Área rural: 8h às 16h
💉Mercado Municipal: 7h às 16h
💉Shopping: 13h às 20h
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Preparação de vacina contra a gripe
Prefeitura de Piracicaba
"O Dia D tem como objetivo mobilizar a população para a vacinação. No município de Montes Claros, o público estimado para essa vacina é de mais de 152 mil pessoas. Essa ação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal nesse período onde nós temos um aumento de casos de doenças respiratórias", fala a coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.
A coordenadora ainda diz que na região a maior parte das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave ocorre em crianças de 1 a 9 anos e a maioria dos óbitos na população acima de 70 anos. Até o momento, o Norte de MG tem 741 casos notificados SRAG e 26 óbitos.
"Nós não estamos nos últimos anos conseguindo atingir a cobertura vacinal para essa vacina, que o preconizado é mais de 90%. Neste momento, a nossa cobertura vacinal está em 22%. Lembrando que a vacina é a principal forma de prevenção dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave", destaca.
Além do Di D, que já foi realizado em outras cidades da região, Agna Menezes ressalta que a SRS orienta os municípios a programarem outras ações para incentivar a vacinação contra a gripe, principalmente no grupo prioritário, composto por gestantes, crianças e idosos.
LEIA TAMBÉM:
Montes Claros decreta situação de emergência em saúde pública por conta de doenças respiratórias
Com 567 internações e 23 óbitos por síndromes respiratórias, gestores do Norte de MG devem intensificar vacinação contra gripe
Gripe: vacinação começa com a expectativa de imunizar mais de 430 mil pessoas no Norte de MG
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.